Definir como Homepage Adicionar aos Favoritos  
 
Notícias
Desporto
Eventos
Classificados
História
Património
Localização
Telefones Úteis
Tempo
Culturais
Desportivas
Directório de Empresas
Aderir
Sobre o Lobãonet
Publicidade
Contactos
 
  ASSOCIAÇÕES  
 
Banda Musical S. Tiago de Lobão



História

Desde sempre, Lobão e arredores foram regiões férteis em aprendizes e amantes da música, facto que explica a longa existência da Banda Musical S. Tiago de Lobão. A Banda surge no início do século XX, em 1916, facto comprovado pelos mais idosos e por vários documentos (diplomas de participação e mérito). No entanto, foi apenas registada 62 anos após a sua formação, em 1978, na Secretaria Notarial da Feira.

Esta instituição não esteve sempre sediada em Lobão. Em tempos ensaiou em Lourosa, tendo o nome "Banda da Cadinha" devido à alcunha do mestre de então. Por volta de 1920, a Banda sediou-se definitivamente em Lobão, o que originou a actual designação.

Em virtude de não ter sede própria nem um lugar onde pudesse ensaiar, a Banda esteve quatro anos inactiva. No ano de 1940, por iniciativa de um emigrante do Brasil com algumas posses e muito amor pela sua terra natal, foram criadas as condições necessárias para que a Banda iniciasse uma actividade regular. A partir de 1945, a Banda fixa-se no lugar da Igreja, numa casa alugada onde permaneceu até 1995. Neste ano transferiu-se para uma sede própria já com boas condições, localizada no Centro Cultural de Lobão.

Apesar das diversas dificuldades, a Banda conseguiu um palmarés rico do qual merece destaque a participação em vários certames musicais e culturais, em programas televisivos e radiofónicos, em festivais de música popular da Inatel e nas maiores festas e romarias de Portugal.

Presentemente, a Banda é constituída por cerca de 50 elementos de ambos os sexos, na sua maioria amadores mas amantes da música.
Tendo como preocupação prioritária a procura e formação de novos valores, conta com a escola de música de ensino gratuito. Esta iniciativa tem dado resultados positivos no que respeita à colocação de novos elementos no corpo musical.

Recentemente formou-se uma orquestra de jovens que tem como finalidade o desenvolvimento musical destes, bem como a ocupação dos tempos livres num ambiente saudável.

De acordo com o seu espírito de Igreja viva, actuante e praticante, esta colectividade continua a prestar serviços religiosos quando solicitada. Missa e outros actos solenes são ainda hoje serviço normal desta colectividade.

Federada na Federação Portuguesa de Cultura e Recreio, a Banda Musical S.Tiago de Lobão tem por fim a promoção cultural, musical e recreativa dos seus associados.


Actividades que promove

Banda de Música; Escola de Música; Teatro

Contactos

Rua Heróis do Ultramar
4505-500 Lobão
  969377451
  info@bandalobao.com
  www.bandalobao.com

 
   
Lobãonet  Mundial